(61) 3226 - 9477

Você sabe qual a importância do Mapeamento de Competências?

Ao longo do tempo, diferentes mecanismos de gestão tem sido criados em uma permanente tentativa de acompanhar a dinâmica do mundo do trabalho observando, cada vez mais, as expectativas das organizações e das pessoas.

O modelo de gestão de pessoas por competências surgiu como uma estratégia voltada ao desenvolvimento de pessoas mais autônomas e com maior iniciativa, estimulando o seu comprometimento com os resultados organizacionais, em contraposição ao perfil de obediência e submissão dos modelos tradicionais. Trata-se de um sistema de trocas, onde a organização oferece os meios de desenvolvimento e os indivíduos, por meio das suas entregas, agregam valor a ela.

O mapeamento de competências corresponde, neste contexto, à identificação das competências existentes em uma organização. Uma espécie de diagnóstico dos conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas, e que estão disponíveis para a organização. Por meio de diferentes estratégias, é possível reconhecer as capacidades existentes na organização, classificá-las e organizá-las.

Uma comparação entre as competências existentes e as desejadas pela organização gera importantes informações para o estabelecimento ou para a revisão das políticas e procedimentos de gestão das pessoas, mobilizando esforços na direção dos resultados esperados.

Cada vez mais as organizações estão modernizando suas práticas de gestão, entendendo melhor o poder de contribuição das pessoas e, ao mesmo tempo, as pessoas estão alcançando melhores condições para planejar suas carreiras e seu desenvolvimento, gerando assim benefícios mútuos e complementares.