(61) 3226 - 9477

5 Passos essenciais para seu tempo render mais

Você já começou a semana pensando nas diversas coisas que teria que cumprir e acabou não conseguindo realizar nem a metade?

A maioria das pessoas tem dificuldades quando se trata da organização de sua agenda pessoal e profissional. Quando não há um planejamento adequado do uso do seu tempo, é fácil se perder em meio a muitos compromissos e tarefas "urgentes".

Por que isso acontece? Bem, um dos principais erros é a falta de habilidade em estabelecer prioridades, ou seja, determinar aquilo que é importante, que precisa ser resolvido primeiro e o que pode ficar para um outro momento sem se perder de vista.

Quer saber como administrar melhor o seu tempo?
Seguir alguns passos pode ajudar a diminuir situações de estresse e correria. 

Primeiro Passo: Planeje sua Semana

Algumas pessoas se perdem quando tentam planejar um dia de cada vez, mas um dia é pouco para atender todas as prioridades e acabamos ficando perdidos e sobrecarregados continuamente. Por isso, o primeiro passo é criar o hábito de planejar-se semanalmente.

Segundo Passo: Consulte sua bússola

Qual sua missão? Aonde você quer chegar na sua vida? Certo ditado alemão diz: "não adianta correr se estamos na estrada errada". Nesse passo você irá revisar sua missão de vida, com o objetivo de garantir que sua agenda semanal tenha atividades coerentes com suas metas, o que te levará a realizar o que você estabeleceu como fundamental.

Terceiro Passo: Equilibre seus papéis sociais 

Precisamos gerir com eficiência o nosso tempo em todas as áreas de nossa vida, pois quando uma crise acontece em qualquer uma delas, isso afeta todas as outras. Desempenhamos diferentes papéis sociais no nosso dia a dia, então é importante manter uma relação equilibrada entre eles, por exemplo: não sobrecarregar-se de trabalho deixando as relação afetivas ficarem deficitárias. É preciso criar uma sincronia entre a vida pessoal e profissional e qualquer outro papel que precise assumir. O equilíbrio desses papéis certamente resultará em uma pessoa plena e feliz, satisfeita com o que faz e onde faz, tornando-se preparada para melhor enfrentar os inúmeros desafios que a vida impõe.

Para facilitar o processo, defina os principais papéis que você irá desempenhar na semana.

Quarto Passo: Estabeleça prioridades

Depois de definidos os papéis, escolha de 1 a 3 tarefas para cada um deles. Responda a pergunta “Qual a coisa mais importante que posso fazer nesta semana neste papel?" Por exemplo: “como gerente, devo 1.avaliar o desempenho dos meus funcionários; 2.captar um novo cliente; 3.participar da reunião de diretoria.” Evite escolher mais do que 3 tarefas por papel para que você consiga cumprir tudo devidamente.

Quinto Passo: Defina tempo e prioridade em sua agenda para realizar as tarefas e compromissos definidos para cada papel

Para começar essa organização, a utilização de uma agenda pode facilitar muito! Indique cada dia e, se necessário, o horário em que você irá realizar cada atividade definida. Contudo, depois de definir o que é necessário a fazer em sua semana, separe o que é compromisso do que é tarefa. Qual a diferença?

O compromisso envolve outras pessoas e geralmente marca-se um horário para tal, como ir a uma reunião, almoçar com alguém, entre outros. Já a tarefa não necessita de um horário marcado e nem sempre envolve outras pessoas (ex. ir ao banco, ir ao mercado, concluir um projeto), por isso, podem ser realizadas em horários mais flexíveis. Tanto a tarefa quanto o compromisso são essenciais para que todas as suas obrigações semanais sejam cumpridas. Assim, organize-se de forma a não perder compromissos nem deixar que as tarefas sejam esquecidas.

Diariamente, utilize os 10 primeiros minutos do seu dia para revisar o que já está agendado e crie uma lista das outras atividades que você irá realizar que ainda não estavam previstas.

Seu tempo é primordial! Utilize esses 5 passos para fazer seu tempo render cada vez mais.

Importante: Não basta planejar e organizar o tempo… É preciso compromisso e integridade para cumprir o que foi planejado. Seja um realizador. Sucesso a todos.

 gestão_do_tempo